ACQUAEMDIA

domingo, 7 de setembro de 2008

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA - JOGOS PARAOLÍMPICOS

História dos JOGOS PARAOLÍMPICOS
Os primeiros Eventos competitivos voltados para pessoas com deficiência, surgiram na Inglaterra e nos Estados Unidos, logo após a II Guerra Mundial, muito em função de inumeros ex-combatentes terem perdido membros ou a audição enquanto lutavam.

Os primeiros Jogos foram realizados em Stoke Mandeville no ano de 1948, onde localizava-se um importante hospital e o Centro Nacional de Lesionados Medulares.
O Centro foi criado pelo governo inglês com a ajuda do neurologista Ludwig Guttmann para tratar os soldados feridos na guerra. Para tanto, os médicos adotaram o ESPORTE, como reabilitação médica.Prática que não era comum na época.

Embora já acontecessem algumas promoções esportivas para portadores de deficiência, os JOGOS de 1948 , foram considerados como marco na história do esporte paraolímpico e ficaram conhecidos como os JOGOS Stoke Mandeville, que reuniram 16 atletas, todos veteranos de guerra.

A realização dos JOGOS de Stoke Mandeville, coincidiu com os JOGOS OLÍMPICOS de Londres, deixando claro, desde o início, o desejo do médico Ludwig Guttmann da criação de uma Olimpíada para os portadores de deficiência.

O sucesso do método implantado pelo neurologista com seus pacientes foi tão grande que, pouco a pouco, médicos do mundo inteiro, passaram a usar o esporte também como uma nova forma de reabilitar seus pacientes.

Aproveitando que os portadores de deficiência de outros lugares, além da Inglaterra, estavam praticando esporte,foi organizada uma nova competição.




E foi assim que , em 1952, foram realizados os JOGOS INTERNACIONAIS DE MANDEVILLE, que reuniram 130 atletas ingleses e holandeses.

O sonho de Guttmann, concretizou-se em 1960, com a realização do JOGOS PARAOLÍMPICOS de Roma, evento considerado pelo Comitê Paraolímpico Internacional, como o primeiro grande Evento.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial